AO VIVO
Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
Busca
São Luís
32ºmax
25ºmin
Coluna

FORA MARCELO XAVIER DA FUNAI - CARTA PÚBLICA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL SOBRE A FUNAI

OS POVOS INDÍGENAS TE DESAUTORIZAM!

16 junho 2021 - 18h23

OS POVOS INDÍGENAS TE DESAUTORIZAM!

O delegado Marcelo Xavier  não é mais o presidente da Fundação Nacional do Índio! Após permitir repressão policial contra manifestação pacífica por direitos em frente à sede da Funai, em Brasília, lideranças indígenas afirmam que o tempo deste senhor à frente da instituição acabou.

Trata-se da pior gestão da história da Fundação, que deixou de cumprir a função de proteger e promover os direitos dos povos indígenas para negociar nossas vidas e instrumentalizá-la em prol de interesses escusos e particulares do agronegócio, da garimpo ilegal e de outras tantas ameaças que colocam em risco a nossa existência.

Um delegado que transformou a Funai na “Fundação da INTIMIDAÇÃO do Índio”, órgão que, hoje, mais se parece com uma delegacia política que persegue e criminaliza lideranças. Edita atos administrativos anti-indígenas, como a Instrução Normativa nº 09 e outras, negocia medidas no Congresso Nacional, a exemplo do lobby que ele apresentou aos inimigos dos povos indígenas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, pedindo - pasmem! - a aprovação do PL 490. 

O PL 490 na prática acaba com a política de demarcação de terras indígenas no país, abrindo possibilidade inclusive de revisão de terras já demarcadas. 

Chega de tantos absurdos
Fora Marcelo Teixeira.

Leia carta completa do Levante Indígena: http://bit.ly/FORAXAVIER

#EmergênciaIndígena 
#LevantePelaTerra