Com sete meses de antecedência, o Governo de São Paulo entregou nesta quinta-feira (24) as últimas obras estaduais que compõem a Nova Estrada de Santos, projeto desenvolvido pela prefeitura com apoio do Estado, entre o Km 59 e Km 65 da Rodovia Anchieta (SP 150).
Foram concluídos o Viaduto Piratininga km 62+000, as marginais Norte e Sul em sentido único, a agulha de trânsito do Km 61 da SP 150 Sul, as vias locais de acesso a bairros e as ciclovias.
“A dimensão desse projeto é o impacto positivo que vai provocar em milhares de pessoas e para atuação do Porto de Santos, como o maior polo de circulação de mercadorias do País”, afirmou o governador João Doria durante visita a Santos.
Também participaram do ato os secretários de Logística e Transportes, João Octaviano Machado, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o secretário interino dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve, o diretor-geral da Artesp, Milton Persoli, o superintendente da Sabesp, Raul Christiano, e o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.
O projeto das obras estaduais do complexo, desenvolvimento por meio de parceria da concessionária Ecovias com a ARTESP - Agência de Transportes do Estado de São Paulo e o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), recebeu investimento de R$ 270 milhões (base dezembro de 2017) e teve início em abril de 2018.
As intervenções possibilitaram a reformulação dos acessos aos bairros lindeiros à Rodovia Anchieta, à zona industrial da Alemoa, à área portuária e às cidades de Santos e São Vicente (Via Av. Nossa Senhora de Fátima).
Embora o término estivesse previsto em abril de 2021, esforços do Governo e dos parceiros para manter as obras mesmo durante a pandemia de coronavírus, resultaram na redução de prazo.
Intervenções entregues
A Nova Entrada de Santos contempla uma série de intervenções, entre elas três viadutos - Piratininga (km 62+000), Alemoa (km 64+560) e o Reio do Futebol, antigo Anchieta (km 65+000); a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos, e a implantação de duas novas passarelas nos km 62+500 e km 64+350, em substituição às existentes nestes locais.
Além disso, foi realizada a reconstrução do pavimento e melhorias na Avenida Bandeirantes (SP 148).
Benefícios
A Nova Entrada de Santos vai proporcionar à população da Baixada Santista melhoria do fluxo de veículos no acesso à cidade, que ocorrerá apenas pelas pistas centrais, enquanto o tráfego do Porto será realizado exclusivamente pelas pistas laterais. A via marginal da Anchieta, que atualmente opera em mão dupla, foi adaptada para funcionar apenas no sentido Litoral, enquanto a SP-148 (Avenida Bandeirantes), sob jurisdição do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), também passou por alterações e vai operar apenas na direção da capital.
A nova configuração vai melhorar o acesso da Rodovia Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária, aumentará a capacidade de tráfego na região e oferecerá mais segurança viária aos usuários da rodovia.
O projeto foi desenvolvido pela concessionária Ecovias em parceria com a ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo. Ele contempla os Viaduto Rei do Futebol, o Alemoa e o Piratininga. Além da segregação e organização do fluxo de veículos pesados, que seguem em direção ao porto, e de veículos leves, que vão rumo às áreas centrais das cidades de Santos e São Vicente.