AO VIVO
Menu
Busca sábado, 12 de junho de 2021
Busca
São Luís
29ºmax
23ºmin
Correios Celular - Mobile
Geral

Governo lança cartilha de brincadeiras para crianças do espectro autista

Mais de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência

21 setembro 2020 - 13h50Por Jennifer Vargas*

A comunidade de crianças com transtornos do espectro autista (TEA) ganhou, nesta segunda-feira (21), uma cartilha de brincadeiras para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Lançado pelo governo federal, o documento foi elaborado por terapeutas educacionais especializados em integração sensorial e traz orientações de atividades a serem desenvolvidas em casa, visando auxiliar as famílias nesse período de afastamento social.

“A cartilha ensina como modular as necessidades específicas da criança com autismo com coisas que a família vai ter independente da classe social, do lugar que mora, como frutas e peças de vestimenta”, explicou o coordenador-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, José Naum de Mesquita Chagas.

De acordo com ele, por causa da pandemia da covid-19, as famílias têm vividos conflitos no meio em que vivem porque muitas pessoas não compreendem as peculiaridades das crianças com TEA, que é, em geral, marcada por distúrbios na interação social, dificuldades na comunicação e questões comportamentais, como ações repetitivas.

“É importante que a sociedade reconheça e aceite essa característica individual da criança com autismo, no sentido de auxiliar a convivência, já que esse processo ajuda a modular essa criança para que ela vivencie menos momentos críticos durante esse tempo e consiga se integrar melhor”, explicou.

A cartilha estará disponível na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

*Com informações da Agência Brasil