AO VIVO
Menu
Busca quarta, 04 de agosto de 2021
Busca
São Luís
31ºmax
24ºmin
Correios Celular - Mobile
Coluna

Super Quarta-feira

Dia-a-dia da Economia

16 setembro 2020 - 06h15Por Reinaldo Cafeo
Super Quarta-feira

Esta quarta-feira pode ser denominada de super-quarta. É que no mesmo dia teremos duas decisões importantes no tocante a política monetária: nos Estados Unidos e no Brasil.

Nos Estados Unidos o Federal Reserve (Banco Central), mais especificamente o FOMC (Federal Open Market – Comitê Federal de Mercado Aberto) decidirá sobre a taxa de juros naquele País. É que em ano de eleições americanas serão atualizadas as perspectivas econômicas e pela primeira vez convivendo com uma pandemia. Qualquer mudança do ponto de vista técnico e até mesmo na nota a ser emitida pelo FED após a decisão pode mexer com o ânimo dos investidores.

Enquanto isso aqui no Brasil teremos a decisão do COPOM – Comitê de Política Monetária, do Banco Central. O País pratica atualmente a menor taxa básica de juros de sua história. Na última ata do COPOM, quando reduziu a taxa de juros para 2% ao ano, ficou nas entrelinhas que ainda haveria espaço para redução de 0,25 ponto percentual, contudo, diante da alta dos preços do grupo alimentação e bebidas impactando negativamente no IPCA, índice oficial de inflação, é provável que os juros básicos serão mantidos no patamar atual. 

A quarta-feira promete.